quinta-feira, outubro 20

Administração para a vida: porque o tempo é curto


Certo dia um aluno me disse que não gostava de Administração de Empresas. Então eu disse: Mas você gosta de administrar a sua vida? Ele ficou confuso e, então, analisamos juntos o que haveria de ser isso

Administração é fundamental para a vida, é através dela que podemos saber qual a direção que devemos tomar. Sem administrar a própria vida, uma pessoa pode se desvirtuar para a margem da sociedade, fazendo uso de drogas, cometendo assassinatos e até o suicídio.
Sendo assim é de suma importância que saibamos administrar a nossa vida e pensarmos como Administradores. Mas primeiro precisamos analisar qual a nossa missão, nossos valores, nossos objetivos e nossa visão de futuro. Então devemos pensar em:
  • Qual a nossa missão nessa vida? Porque estamos aqui? Qual a nossa importância nesse mundo?
  • Os nossos valores são dados pelos nossos pais e pela sociedade em que vivemos como a moral, os costumes, a ética e podemos moldar com o tempo e fazermos com que estes valores sigam o rumo para o nosso bem e o bem do próximo;
  • Quais os nossos objetivos: o que queremos?
  • E devemos ser visionários, entendermos para onde queremos ir e como iremos chegar.
Após pensarmos em tudo que esta acima, agora devemos colocar em prática: planejando, organizando, dirigindo e controlando a vida, então minha dica é:
  • Planejar: estabelece os objetivos da sua vida, especificando a forma como serão alcançado;
  • Organizar: é a forma de coordenar todos os recursos, sejam relacionamentos interpessoais, financeiros ou materiais, alocando-os da melhor forma segundo o planejamento estabelecido;
  • Dirigir: a vida é como um carro somos nós que dirigimos e não ele que chega ao seu destino sozinho. A frase "Deixa a vida me levar", não pode ser vista como verdade. Para Stoner (1999) liderar significa dirigir, por isso você deve liderar a sua vida e realizar tarefas essenciais, conforme o planejamento;
  • Controlar: Para Chiavenato (2000) fala que a finalidade do controle é assegurar que os resultados do que foi planejado, organizado e dirigido se ajustem tanto quanto possível aos objetivos previamente estabelecidos.
Tendo tudo isso por escrito, pois vejo que um plano deve estar por escrito para que não esqueçamos, a administração da vida não deve ser desconsiderada e sim revista dos os dias para a sua eficiência e eficácia. Assim, podemos montar um bom marketing pessoal e pensarmos no intraempreendedorismos que nada mais é o tipo de profissional que lida muito bem com a busca pelo novo, sem medo dos riscos que possa correr por gerar uma idéia e compartilhá-la com seus superiores. Por isso, administre a sua vida já e faça a diferença!
Referências:
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 6 ed. Rio de Janeiro: Campus, 2000.
Intraempreendedor. Disponível em: http://www.sobreadministracao.com/intraempreendedorismo-guia-completo/, acesso em out. 2011.

STONER, James A. F.; FREEMAN, R. Edward. Administração. 5 ed. Rio de Janeiro: Prentice Hall do Brasil, 1999.
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